Notícias de saúde

Filhos de mães que usam depressivos na gestação podem ter problemas escolares?

07 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Existem preocupações sobre as consequências do desenvolvimento neurológico de longo prazo da exposição pré-natal a antidepressivos. Pesquisa teve como objetivo avaliar se a prescrição materna de antidepressivos na gravidez foi associado ao desempenho em testes padronizados entre escolares dinamarqueses.

Neste estudo de coorte retrospectivo de base populacional que incluiu 575.369 crianças de escolas públicas na Dinamarca, a prescrição de antidepressivos maternos durante a gravidez foi associada a pontuações de teste padronizadas significativamente mais baixas em matemática, mas não diferença significativa nas pontuações dos testes de linguagem em comparação com crianças cujas mães não preencheram as prescrições de antidepressivos durante a gravidez.

Portanto, entre as crianças da escola pública dinamarquesa, a prescrição materna de antidepressivos durante a gravidez foi associada a resultados de testes padronizados estatisticamente significativamente mais baixos em matemática (de pequena monta) e nenhuma diferença significativa nos resultados dos testes de linguagem.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.17380.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários