Notícias de saúde

Parar de fumar após diagnóstico de câncer de pulmão aumenta tempo de vida

24 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Para os fumantes, uma nova pesquisa sugere que nunca é tarde demais para parar. O estudo, realizado no Instituto de Pesquisa, Prevenção e Rede Clínica do Câncer, na Italia, descobriu que as pessoas que abandonam o hábito após um diagnóstico de câncer de pulmão provavelmente viverão mais do que aquelas que continuam fumando.

Os pesquisadores concluíram que os pacientes com câncer de pulmão que param de fumar no momento do diagnóstico ou por volta dele podem esperar tempos de sobrevivência quase um terço (29%) mais longos do que os pacientes que nunca param.

A descoberta segue uma análise de 21 estudos publicados entre 1980 e o final de 2021. Coletivamente, eles envolveram mais de 10.000 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (o tipo mais comum), câncer de pulmão de pequenas células e/ou câncer de pulmão de tipo não especificado.

A equipe de revisão incluiu apenas estudos focados em pacientes que pararam de fumar quando diagnosticados com câncer de pulmão, durante o tratamento ou nos 12 meses anteriores ao diagnóstico.

Embora tenham notado diferenças no desenho do estudo, incluindo tipos de tratamento, os pesquisadores disseram que os dados eram sólidos o suficiente para concluir que parar de fumar está "significativamente associado" a tempos de sobrevida notavelmente mais longos sem doença ou sem progressão.

Com base em suas descobertas, a equipe sugeriu que os programas de cessação do tabagismo deveriam se tornar parte dos planos de tratamento do câncer de pulmão, para que os pacientes recebam o incentivo e o apoio de que precisam para aumentar suas chances de sobrevivência.

Fonte: Journal of Thoracic Oncology. DOI: 10.1016/j.jtho.2021.12.005.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários