Notícias de saúde

Vacinas Devem Ser Diferenciadas Conforme Idade

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Novas vacinas devem ser desenvolvidas para grupos de idade específicos para torná-las mais seguras e eficazes, afirmaram cientistas britânicos na segunda-feira.

Pesquisadores do Imperial College, em Londres, descobriram que as infecções pulmonares anteriores de uma pessoa podem determinar a duração e a gravidade de novas infecções.

Desse modo, vacinas para bebês com sistema imunológico imaturo devem ser diferentes daquelas desenvolvidas para adultos que já foram expostos a diversas infecções.

"Uma infecção pode alterar dramaticamente a doença e a patologia causadas por outra infecção no mesmo local", explicou Tracy Hussell, do Imperial College.

Em experimentos em camundongos, Hussell e sua equipe demonstraram que se os animais foram infectados com uma doença chamada vírus sincicial respiratório (RSV) antes, quando forem infectados novamente, eles não desenvolverão os sintomas usuais.

"Educando a si mesmo, o sistema imunológico aprimora a forma como respondemos a um segundo vírus não relacionado", acrescentou Hussell.

As descobertas do estudo estão publicadas em Journal of Experimental Medicine.

Há 40 anos, crianças foram vacinadas contra uma forma mortal de RSV, no entanto, algumas das crianças mais jovens adoeceram e morreram quando pegaram o vírus, enquanto as mais velhas não reagiram tão mal.

Hussell e sua equipe acreditam que suas descobertas podem explicar as diferentes reações à vacina contra RSV.

"Supostamente, as crianças mais velhas devem ter sido atacadas por diversas infecções pulmonares antes de receberem a vacina. Isso deve ter protegido estas crianças dos efeitos nocivos da vacina com RSV inativado", disse Gerhard Walzl, que contribuiu para a pesquisa.

Hussell afirmou que os cientistas que desenvolvem vacinas devem levar em consideração o grupo de idade e o histórico de infecção das pessoas que irão recebê-las.

"Nosso trabalho mostra que a influência de nosso histórico de infecção e nossa idade na forma como respondemos a vacinas precisa ser completamente aplicada", acrescentou Hussell.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários