Notícias de saúde

Medicamento para hepatite C pode reduzir a resistência aos antibióticos

04 de janeiro de 2022 (Bibliomed). O medicamento para hepatite C Telaprevir pode bloquear a função de proteínas essenciais em bactérias, o que pode permitir que seja reaproveitado para limitar a resistência aos antibióticos, indica estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O Telaprevir é um medicamento usado para hepatite C, uma infecção que ataca o fígado e leva à inflamação, atua bloqueando certas proteínas nas bactérias. As proteínas que os pesquisadores querem bloquear, chamadas chaperones, desempenham um papel crítico na função celular, dobrando as proteínas em células. Ao bloquear as acompanhantes certas, as bactérias podem se tornar menos resistentes aos antibióticos.

Os pesquisadores examinaram 25.000 compostos, incluindo 1.300 medicamentos aprovados, para identificar pequenas moléculas que inibem as chaperonas no Mycobacterium tuberculosis, o micróbio que causa a tuberculose.

Durante o processo de triagem, eles descobriram que telaprevir se liga a chaperonas micobacterianas e bloqueia sua capacidade de dobrar proteínas. Isso tornou as micobactérias mais sensíveis aos antibióticos, incluindo a estreptomicina, um medicamento comumente prescrito para tuberculose. Telaprevir também reduziu a resistência das micobactérias contra a rifampicina, medicamento de primeira linha para a tuberculose.

Um número crescente de infecções, incluindo tuberculose, tornou-se mais difícil de tratar à medida que os antibióticos se tornam menos eficazes, tornando a redução da resistência aos antibióticos uma grande prioridade de saúde pública nos em todo o mundo. Segundo os autores, o Telaprevir é o primeiro composto previamente aprovado clinicamente que demonstrou inibir a função da chaperona em bactérias.

Fonte: Cell Chemical Biology. DOI: 10.1016/j.chembiol.2021.11.004.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários