Notícias de saúde

Brincar de super-heróis pode representar risco para as crianças?

28 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Ao pensar em super-heróis, lembranças de máscaras, capas e superpoderes podem vir à mente. Para as crianças, os super-heróis em programas e filmes podem ensinar bravura e coragem, mas pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham estão estudando se eles também podem estar relacionados ao aumento do risco de ferimentos em crianças. O estudo se chama: “Superhero media and risk-taking: O jogo de super-herói é um fator de risco para lesões não intencionais em crianças em idade pré-escolar? " Eles esperam revelar se o consumo da mídia de super-heróis e a imitação de personagens de super-heróis podem levar as crianças a pensar que - assim como os super-heróis - eles também são invencíveis.

De acordo com o CDC, cerca de 1.400 crianças americanas de 1 a 5 anos morrem por ferimentos a cada ano, e outros 1,7 milhão são gravemente feridos. Durante o estudo, os participantes com idades entre 4 e 5 anos serão divididos em dois grupos - um grupo fantasiado de super-heróis e um grupo fantasiado de alunos que vão para a escola.

Cada grupo participará das mesmas quatro tarefas comportamentais:

- um teste de habilidade que avalia a percepção de uma criança de suas habilidades físicas;
- uma tarefa de imaginação que avalia o nível de criatividade da criança;
- uma tarefa de classificação de imagens que envolve responder a imagens de crianças fazendo coisas arriscadas e decidir se elas se envolveriam ou não no mesmo comportamento; e
- uma tarefa de sala de atividades - uma sala de jogos segura configurada para a criança brincar livremente por cinco minutos.

O objetivo é ver se as crianças que estão vestidas e motivadas a se comportar como super-heróis serão influenciadas e mostrarão um comportamento mais arriscado em comparação com aquelas que estão vestidas com roupas do 'dia a dia', induzidas a se comportar como alunos na escola.

Por meio da pesquisa, planeja-se estudar:

- se as crianças que fingem ser super-heróis se envolvem em brincadeiras mais arriscadas;
- se as crianças que se identificam com super-heróis têm comportamento arriscado; e
- se as crianças mais imaginativas têm uma chance maior de se envolver em um papel de super-herói fingido, aumentando a chance de se machucar, em comparação com as crianças menos imaginativas.

Esta área de pesquisa é capaz de focar em uma área particular de risco de lesão - comportamento lúdico - para crianças pequenas.

Os pesquisadores esperam que a pesquisa possa ajudar nos esforços de prevenção de lesões para crianças em idade pré-escolar durante as suas brincadeiras.

Fonte: The University of Alabama at Birmingham. Newswise.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários