Notícias de saúde

Detecção precoce de melanoma pode reduzir morte

25 de novembro de 2021 (Bibliomed). O diagnóstico precoce do melanoma está associado a melhores resultados de saúde, mas não há evidências suficientes de que o rastreamento, como exames de rotina da pele, reduza a sua mortalidade. Ou seja, será que os melanomas diagnosticados por meio de exames de pele de rotina se associam à redução da mortalidade, de um modo geral?

Um estudo recém publicado na revisa JAMA Dermatology avaliou a mortalidade específica por melanoma e por todas as causas associadas a este tipo de câncer detectados acidentalmente por meio de exames cutâneos de rotina, ou detectados pelo paciente. Um objetivo secundário foi examinar pacientes, fatores sociodemográficos e clínico-patológicos associados a diferentes modos de detecção de melanoma.

Este estudo incluiu 2.452 pacientes, cada um com um melanoma diagnosticado, 35% dos quais foram detectados durante uma verificação cutânea de rotina.

De um modo geral, os melanomas diagnosticados por meio de exames de pele de rotina foram associados com mortalidade por todas as causas significativamente mais baixa, mas não com uma mortalidade específica do melanoma.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2021.3884.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários