Notícias de saúde

Omicron pode compartilhar código genético do vírus do resfriado comum

06 de dezembro de 2021 (Bibliomed). A variante do Omicron COVID-19 pode ter coletado material genético de um vírus que causa o resfriado comum, possivelmente tornando-o mais transmissível, mas menos virulento do que outras variantes do coronavírus, de acordo com um estudo preliminar da empresa Nference, nos Estados Unidos.

Om estudo descobriu um fragmento de código genético que também está presente em um vírus que pode causar um resfriado após o sequenciamento da variante Omicron. Os pesquisadores disseram que a mutação pode ter se originado de alguém simultaneamente infectado com o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa o COVID-19, e o HCoV-229R, que pode causar o resfriado comum.

De acordo com os pesquisadores, a similaridade "surpreendente" entre Omicron e HCoV-229E poderia ter levado a variante a ser "mais acostumada a hospedeiros humanos" e mais propensa a escapar das respostas imunológicas.

A variante tem se espalhado rapidamente pela África do Sul, onde os cientistas a identificaram pela primeira vez, e os casos na província de Gauteng - lar do centro econômico densamente povoado do país - dobraram aproximadamente a cada três dias.

A África do Sul também relatou 11.535 novos casos de COVID-19 na quinta-feira, um aumento de 35% em relação ao dia anterior, já que seu Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis disse na quarta-feira que o Omicron assumiu como cepa dominante em novembro, respondendo por 74% dos genomas sequenciados.

Fonte: The Washington Post. December 4, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários