Notícias de saúde

Formigamentos podem indicar problemas cardíacos

02 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Sensação de formigamento, fincadas e queimação nos pés estão se tornando cada vez comuns, sugere uma nova pesquisa da Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, algumas pessoas com essa condição, conhecida como neuropatia de pequenas fibras, podem estar em maior risco de desenvolver problemas cardíacos.

Frequentemente causada por uma condição subjacente, como diabetes, a neuropatia de pequenas fibras ocorre quando as pequenas fibras do sistema nervoso periférico são danificadas. Às vezes, pode progredir para neuropatia de fibras grandes, o que resulta em fraqueza, problemas de equilíbrio e falta de coordenação.

Para o estudo, os pesquisadores compararam registros médicos de 94 pessoas com a doença e 282 pessoas sem ela. Os pesquisadores acompanharam esses indivíduos por cerca de seis anos para aprender o máximo que pudessem sobre a neuropatia de pequenas fibras e como ela progride.

A neuropatia de pequenas fibras ocorre em 13,3 de cada 100.000 pessoas, e a taxa aumentou durante o período de estudo. Esses indivíduos também eram mais propensos a ter insônia e/ou tomar opioides para aliviar a dor em queimação.

Pessoas com neuropatia de fibras pequenas são mais propensas a serem obesas do que suas contrapartes sem essa condição, e cerca de 50% das pessoas com neuropatia tinham diabetes, em comparação com 22% daqueles sem ela. O diabetes aumenta o risco de ataque cardíaco, mas provavelmente há mais nessa história, disse ele. Pode ser uma inflamação subjacente ou níveis elevados de gorduras perigosas no sangue que aumentam os riscos cardíacos nessas pessoas.

Pessoas com problemas nos nervos também tinham maior probabilidade de ter ataques cardíacos. Quase 50% das pessoas com neuropatia por fibras pequenas tiveram um ataque cardíaco durante o período do estudo. Dado este risco aumentado, os pesquisadores sugerem que alguns desses indivíduos podem precisar de exames mais agressivos para doenças cardíacas.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000012894.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários