Notícias de saúde

Qual a incidência de reações na pele após vacinas para COVID-19?

21 de outubro de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo descreveu a incidência de reações mucocutâneas, como prurido, urticária e angioedema, após a vacinação com RNA mensageiro (mRNA) COVID-19, bem como sua recorrência com a vacinação subsequente. Este estudo de coorte prospectivo incluiu quase 50.000 funcionários do Mass General Brigham que receberam uma vacina de mRNA COVID-19. As reações cutâneas desenvolvidas após a vacinação de mRNA incluem grandes reações locais, urticária e reações morbiliformes.

A primeira dose da vacina foi seguida pelo desenvolvimento de reações cutâneas em 1,9% dos profissionais de saúde. Com mais de 600 funcionários com reações cutâneas na primeira dose incluídas, nenhuma reação cutânea recorrente ocorreu em 83%. Reações cutâneas desenvolvidas somente após a segunda dose da vacina em um adicional de 2,3%.

As mulheres tiveram mais comumente desenvolvimento de reações cutâneas, que foram semelhantes às reações locais de injeção relatadas e anafilaxia após vacinações de mRNA COVID.

A segunda dose não induziu reações recorrentes na maioria dos indivíduos. Assim, para a revacinação, as reações cutâneas, isoladamente, não são uma contraindicação.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2021.2114. 

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários