Notícias de saúde

Saiba mais sobre terapia de reposição hormonal na menopausa

15 de outubro de 2021 (Bibliomed). Uma revisão abrangente foi conduzida para resumir de forma ampla as evidências sobre os benefícios e danos da terapia de reposição hormonal da menopausa (TRH) em diversos resultados de saúde entre as mulheres.

Um total de 60 revisões sistemáticas publicadas sobre o uso de TRH em mulheres na menopausa foram incluídos; estes envolveram 102 metanálises de ensaios clínicos randomizados e 38 de estudos observacionais. As revisões sistemáticas incluídas neste trabalho foram de qualidade geral moderada a baixa.

A evidência foi sintetizada em 102 resultados de saúde. Observou-se que um equilíbrio complexo de benefícios e danos foi revelado para TRH; por exemplo, a TRH não estava apenas associada a riscos reduzidos de fratura óssea, diabetes mellitus e câncer de esôfago, estômago e colo-retal, além do alívio dos sintomas da menopausa, mas também com riscos aumentados de acidente vascular cerebral, tromboembolismo venoso, doença da vesícula biliar e câncer de mama e ovário.

Os dados clínicos disponíveis que suportam a redução do risco de doença cardíaca coronária e mortalidade por todas as causas em mulheres com idade <60 anos ou dentro de 10 anos da menopausa (conhecida como a “hipótese do tempo”) em correlação com o recebimento de TRH, foram apenas sugestivos.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1003731.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários