Notícias de saúde

Má qualidade do ar reduz produtividade do trabalhador

22 de setembro de 2021 (Bibliomed). A qualidade do ar em um escritório afeta a produtividade do trabalhador, revelou um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Estudos anteriores indicam que a exposição a esses poluentes pode resultar em danos cerebrais significativos e afetar a função cognitiva.

A má qualidade do ar com altas concentrações de partículas finas impacta negativamente a função cerebral dos funcionários, incluindo tempos de resposta e capacidade de foco. Trabalhadores em escritórios com níveis elevados de partículas finas (ou poluentes microscópicos) no ar devido à má ventilação tiveram um desempenho pior em uma série de testes cognitivos.

O estudo de um ano envolveu 300 participantes com idades entre 18 e 65 anos que trabalham em escritórios em seis países. Os participantes trabalharam no local pelo menos três dias por semana em uma variedade de setores, incluindo engenharia, investimento imobiliário, arquitetura e tecnologia.

Os pesquisadores equiparam as estações de trabalho dos participantes com um sensor ambiental que monitorava em tempo real as concentrações de partículas finas (PM2,5) e CO2, bem como a temperatura ambiente e a umidade relativa. Além disso, os participantes tinham um aplicativo personalizado em seus telefones, por meio do qual testes cognitivos e pesquisas eram administrados.

Os participantes do estudo foram solicitados a participar de testes e pesquisas em horários pré-programados ou quando os sensores ambientais detectaram níveis de PM2,5 e CO2 que caíram abaixo ou excederam certos limites.

Um teste exigia que os funcionários identificassem corretamente a cor das palavras exibidas e foi usado para avaliar a velocidade cognitiva e o controle inibitório, ou a capacidade de focar em estímulos relevantes quando estímulos irrelevantes também estão presentes. O segundo teste consistia em questões aritméticas básicas e era usado para avaliar a velocidade cognitiva e a memória de trabalho.

Os aumentos nos níveis de PM2,5 e CO2 reduziram os tempos de resposta no primeiro teste em até 6% e no segundo em quase 2%. Além disso, níveis elevados PM2,5 e CO2 afetaram negativamente a precisão nos testes baseados em cores. Conforme as concentrações de ambos os poluentes aumentaram, os participantes completaram menos perguntas corretamente em ambos os testes durante o período de tempo designado.

Pesquisas sugerem que a poluição do ar de fora pode penetrar e se acumular em ambientes internos devido à ventilação insuficiente. Como resultado, as pessoas que passam uma quantidade significativa de tempo nesses ambientes, como funcionários de escritório, podem ser expostas a quantidades maiores do que o esperado de PM2,5 e CO2.

Fonte: Environmental Research Letters. DOI: 10.1088/1748-9326/ac1bd8.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários