Notícias de saúde

Fatores de risco de depressão em crianças com câncer

15 de setembro de 2021 (Bibliomed). Existem dados limitados sobre as trajetórias longitudinais dos transtornos psiquiátricos em crianças com câncer e dos fatores de risco para sua persistência.

Agora, pesquisadores analisaram de modo longitudinal as trajetórias, bem como os fatores de risco para ansiedade e sintomas e transtornos depressivos entre crianças e adolescentes com câncer. Este novo estudo incluiu 99 pacientes, dos quais 48% preencheram os critérios para transtornos de ansiedade e/ou depressivos pelo menos uma vez durante o período de acompanhamento.

Verificou-se que uma redução significativa nos escores de ansiedade e depressão pediátricos e parentais do Sistema de Informação de Medição de Resultados Relatados pelo Paciente (PROMIS), bem como na taxa de transtornos depressivos, foi evidente ao longo do tempo, enquanto as taxas observadas de transtornos de ansiedade continuaram estáveis. Os preditores significativos para a presença de transtornos de ansiedade no desfecho incluíram: ansiedade PROMIS pediátrica e pontuações dos pais no início do estudo, ter tumores cerebrais e estar na fase aguda de tratamento.

Esses dados enfatizam que o rastreamento de ansiedade e transtornos é importante em crianças com câncer, principalmente naquelas com tumores cerebrais e na fase aguda do tratamento.

Fonte: Cancer Medicine. DOI: 10.1002/cam4.4100.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários