Notícias de saúde

Grupo Tenta Impedir Separação de Siamesas na Grã-Bretanha

Por Mike Collet-White

LONDRES (Reuters) - Um ativista de um grupo de defesa da vida lançou uma nova proposta na Grã-Bretanha para tentar deter a cirurgia de separação das gêmeas siamesas, em que uma deverá morrer para dar à outra a chance de viver, disseram advogados terça-feira. Bruno Quintavalle, diretor da Prolife Alliance (Aliança Pró-Vida), apelou à Suprema Corte de Londres para substituir Laurence Oates como representante de Mary, a mais fraca das gêmeas que pode ser sacrificada em favor da irmã Jodie.

Oates, procurador oficial apontado pela Corte para pessoas incapazes de se representar, decidiu não apelar contra a decisão judicial do mês passado, que determinou que a operação deveria ser feita contra a vontade dos pais.

Os pais também desistiram de levar o caso à Câmara dos Lordes, liberando o caminho para a cirurgia que, segundo os médicos, é vital para que a vida de Jodie seja salva.

"Colocamos em uma garantia e o procurador vai responder com outra garantia", disse Robin Cooper, advogado que representa Quintavalle. "O plano de ação é, se tivermos sucesso, levar a apelação à Câmara dos Lordes", disse o advogado à Reuters. Oates, o procurador oficial, não estava disponível para comentar o desafio de Quintavalle à sua posição.

Mary e Jodie nasceram em um hospital em Manchester em 8 de agosto depois que seus pais malteses foram à Grã-Bretanha procurar ajuda médica.

As gêmeas estão unidas pelo abdômen e dividem um coração e um par de pulmões. Conforme os médicos, Mary depende inteiramente do sangue de Jodie e vai sugar sua vida se a cirurgia não for feita logo.

O caso vem tendo grande repercussão pelos dilemas morais, médicos e étnicos que coloca aos juízes e membros da família.

Os pais das gêmeas argumentam que Deus, e não os médicos, deve decidir sobre o destino de suas filhas, mas sua vontade foi negada pela Alta Corte quando a apelação foi rejeitada.

O Hospital St. Mary, onde as gêmeas estão e onde será feita a operação, tem informado que já foi marcada data para a cirurgia que deve ocorrer nas próximas duas semanas.

Quintavalle quer deter o processo tirando de Oates a representação de Mary e apelando novamente à Câmara dos Lordes. O caso deve ser avaliado na sexta-feira.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários