Notícias de saúde

Governo Federal Ainda Não Liberou Verba Para a Saúde

É grande a preocupação com indefinição do Governo Federal que ainda não liberou verba de R$ 1bi para ser repassada para a rede pública de saúde. Entre os problemas que podem surgir está a falta de medicamentos disponíveis para a população, pois o pagamento aos fornecedores são é feitos dia 30 de cada mês.

Além disso, diversos programas de combates a doenças podem sofrer dificuldades. Dentre eles os de tratamento da AIDs, combate a malária, tuberculose e a distribuição de insulina. O valor, aprovado em suplementação orçamentária em outubro, não foi liberado pela equipe econômica e estaria ainda no Tesouro nacional. Segundo informações , seria a primeira vez em três anos que esse pagamento atrasaria.

A pasta conta com a possibilidade de a equipe econômica liberar a verba hoje, último dia do mês. Se o recurso atrasar, uma das áreas que poderá ser mais afetada é a coordenação de DST e Aids. Caso um doente de Aids ficar sem o coquetel de controle do vírus HIV, seu organismo pode criar resistência ao medicamento.

Segundo a execução orçamentária da União de 2000, até 2 de outubro o programa de distribuição de medicamentos ainda teria R$ 44 milhões a receber.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários