Notícias de saúde

Certas doenças mantém os testes de PCR positivos por mais tempo na COVID-19

13 de julho de 2021 (Bibliomed). A duração da eliminação do vírus SARS-CoV-2 e o tempo que os indivíduos permanecem como portadores do vírus têm implicações importantes para a transmissão e o controle COVID-19. Indivíduos imunocomprometidos eliminam vírus como influenza, citomegalovírus e norovírus por mais tempo do que pessoas imunocompetentes, porém pouco se sabe sobre o efeito da imunossupressão na duração da cultura de SARS-CoV-2 ou positividade de PCR. Pelo menos um estudo demonstrou positividade prolongada da PCR para SARS-CoV-2 em receptores de transplante renal, embora sem um grupo de comparação, e casos raros destacam o potencial para liberação prolongada e intermitente com medicamentos imunossupressores.

Pesquisas indicam que diferentes comorbidades que afetam indivíduos com diagnóstico de COVID-19 podem alterar por quanto tempo eles continuam a receber resultados positivos do teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) da SARS-CoV-2. Indivíduos com diagnóstico de COVID-19 com 60 anos ou mais, três ou mais condições médicas crônicas, particularmente diabetes, obesidade, doença reumatológica ou um transplante de órgão, têm testes de PCR positivos por períodos mais longos em comparação com indivíduos mais jovens sem essas comorbidades. No entanto, os dados não mostraram nenhuma diferença significativa na duração dos resultados de testes de PCR positivos pelo grau de imunocomprometimento ou para indivíduos recebendo quimioterapia ou esteroides para tratar COVID-19.

No novo estudo, 3.758 adultos foram testados novamente após a infecção inicial por SARS-CoV-2. Os modelos de riscos proporcionais de Cox demonstraram eliminação de PCR atrasada com a idade avançada, comorbidades múltiplas e transplante de órgãos sólidos, mas não por grau de imunocomprometimento. Essas descobertas desafiam as práticas atuais de reteste.

Publicado online no Open Forum Infectious Diseases e liderado por pesquisadores do Boston Medical Center, este estudo é o maior tamanho de amostra até o momento de reteste de PCR de SARS-CoV-2 em pacientes imunocomprometidos e não imunocomprometidos, permitindo a comparação entre esses dois grupos.

Fonte: Open Forum Infectious Diseases (2021). DOI: 10.1093/ofid/ofab164.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários