Notícias de saúde

Hipertensão materna na gravidez pode aumentar o risco de AVC em crianças

30 de junho de 2021 (Bibliomed). Crianças com mães que apresentaram hipertensão durante a gravidez apresentam uma maior incidência de acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas, de acordo com um estudo programado para apresentação nesta semana na conferência online

De acordo com os pesquisadores, crianças cujas mães tinham pressão alta ou convulsões causadas pela eclâmpsia tinham cerca de um terço mais probabilidade de ter um incidente cardiovascular antes dos 41 anos.

O estudo teve como foco 5,8 milhões de nascimentos de 1973 a 2014 na Suécia e de 1987 a 2014 na Finlândia. Destes, 3,76% dos nascimentos foram de mães que tinham distúrbio de pressão alta ou um problema agudo de pressão arterial coincidente com nascidos vivos.

Os pesquisadores acompanharam os indivíduos por meio de registros públicos para determinar os resultados de saúde. O estudo apoiou sua descoberta examinando as taxas de disfunção cardiovascular nos irmãos das pessoas afetadas.

Para os autores, esses resultados indicam a necessidade de medidas preventivas para doenças cardiovasculares em filhos de mulheres que desenvolveram distúrbios hipertensivos da gravidez. Eles ressaltam a necessidade de estudos com acompanhamento mais longos para confirmar os resultados e melhorar a compreensão dos possíveis mecanismos subjacentes.

Fonte: ESC Heart & Stroke 2021 Annual Meeting. June, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários