Notícias de saúde

Estudo: Coronavac é segura para crianças e adolescentes

29 de junho de 2021 (Bibliomed). Estudo publicado no jornal The Lancet mostrou que a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, é segura e capaz de gerar resposta imune em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Os resultados foram obtidos por meio de ensaios clínicos de fase 1 e 2 com 552 participantes entre outubro e dezembro de 2020, realizado na província de Hebei, China.

No estudo, a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes, que indica a produção de anticorpos contra o antígeno do coronavírus, em crianças e adolescentes foi superior a 96% após 28 dias da vacinação com duas doses do imunizante. Além disso, as reações adversas observadas variaram de leve a moderada, e apenas 1% dos voluntários apresentou reação grave. A maioria das reações adversas ocorreu em sete dias após a vacinação e os participantes se recuperaram em até 48h. As reações mais comuns foram dor no local da aplicação (13%) e febre (5%).

Para os autores, esses dados indicam que a Coronavac é segura e eficaz para crianças e adolescentes, apoiando um esquema vacinal de duas doses para esse grupo. Os dados relativos às fases 1 e 2 do estudo já foram encaminhados pelo Instituto Butantan à Agência Nacional de Viglância Sanitária (Anvisa). Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, com o avanço das pesquisas, é possível que em breve a Coronavac esteja disponível para essa faixa etária.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S1473-3099(21)00319-4.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários