Notícias de saúde

Uma dose da vacina COVID-19 da Moderna preveniu 95% de novas infecções

17 de junho de 2021 (Bibliomed). Uma única dose de uma das vacinas COVID-19 de duas doses evitou cerca de 95% das novas infecções entre os profissionais de saúde duas semanas após receber a vacina, descobriu um estudo da VA Boston Healthcare System.

A primeira dose da vacina Moderna foi 78% eficaz na prevenção de novos casos apenas uma semana após a inoculação do corpo clínico, mostraram os dados. Ainda assim, 39 (pouco mais de 1%), dos quase 3.400 profissionais de saúde que receberam a vacina, mais tarde foram infectados com o vírus. Essas infecções "invasivas" ocorreram pelo menos 14 dias após terem recebido a primeira dose, e 27 delas desenvolveram sintomas da doença.

Segundo a pesquisa, ambas as vacinas COVID-19 de duas doses, da Pfizer-BioNTech e Moderna, oferecem mais de 90% de proteção contra doenças graves causadas pelo vírus. Elas funcionam usando material genético modificado do coronavírus para estimular a produção de anticorpos, ou células que combatem infecções, pelo sistema imunológico. Isso basicamente prepara o sistema imunológico para responder quando ou se uma pessoa vacinada for exposta ao vírus, diz a agência.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram a eficácia de uma dose da vacina Moderna em mais de 4.000 profissionais de saúde no VA Boston Healthcare System durante o pico de inverno de casos de COVID-19 na área de Boston.

Pouco menos de 3.400 (cerca de 84%) da equipe havia recebido uma dose da vacina até o final do período de estudo de 42 dias em 1º de fevereiro. Entre os profissionais de saúde incluídos, 107 novos casos de COVID-19 foram notificados durante o período do estudo. Destes, 39 foram nos que receberam a primeira dose e 68 ocorreram nos que não receberam a injeção, segundo os pesquisadores.

De acordo com os pesquisadores, eficácia da vacina pode variar dependendo da idade, exposição e riscos à saúde de uma população e transmissibilidade de variantes. Eles ressaltam que o trabalho foi feito na época em que a variante Wuhan original era dominante, e a eficácia pode ser diferente com as variantes prevalentes atualmente, como as cepas B.1.1.7 ou Delta.

Os autores ressaltam que, embora estudos tenham descoberto que uma dose de qualquer uma das duas vacinas ofereça pelo menos alguma proteção contra o vírus, elas são mais eficazes entre aqueles que são considerados "totalmente vacinados", definido como duas semanas após o recebimento da segunda injeção.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.16416.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários