Notícias de saúde

Vacina para COVID-19 da Pfizer é 95% eficaz em teste final

18 de novembro de 2020 (Bibliomed). A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta quarta-feira, 18/11, que sua vacina candidata COVID-19 concluiu um teste clínico de estágio final e foi considerada 95% eficaz. As empresas informaram que enviarão um pedido de autorização de emergência à Food and Drug Administration "dentro de alguns dias" com base nos resultados.

Em comunicado, as empresas disseram que os resultados do estudo final em grande escala de sua vacina candidata BNT162b2 mostraram uma taxa de eficácia de 95% em voluntários humanos que tiveram infecção prévia e nenhuma infecção prévia por coronavírus.

Os resultados foram baseados em 170 casos de COVID-19, dos quais 162 foram observados em um grupo que recebeu placebo contra apenas oito casos em voluntários do estudo que receberam a vacina BNT162b2.

A Pfizer disse que a taxa de eficácia de 95% aplicada a todas as idades e raças participantes do estudo de 40.000 pessoas, e os efeitos colaterais foram descritos como insignificantes. Na segunda-feira, 16/11, a Moderna disse que os resultados provisórios de seu estudo de estágio final mostraram que sua vacina concorrente também era quase 95% eficaz.

Ambas as vacinas são baseadas na tecnologia de "RNA mensageiro", na qual sequências genéticas são usadas para "enganar" o corpo e fazê-lo ligar células para combater ou prevenir uma determinada doença.

A estimativa da Pfizer é produzir 50 milhões de doses da vacina neste ano e mais de um bilhão de doses no próximo ano.

Fonte: United Press International. November 18, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários