Notícias de saúde

Dor está associada a comportamento suicida em adolescentes

31 de maio de 2021 (Bibliomed). Tendo em vista a observação de que os adolescentes apresentam prevalência de dor crônica e comportamento suicida, pesquisadores conduziram um estudo longitudinal investigando as correlações entre os sintomas de dor e o comportamento suicida em adolescentes. O estudo de acompanhamento de comportamento e saúde incluiu um total de 7.072 participantes adolescentes em Shandong, China.

No estudo, foi usado um questionário estruturado autoaplicável para determinar os sintomas de dor (dor de cabeça, dor de estômago e outras dores inespecíficas), insônia, ansiedade/depressão, uso de substâncias, eventos de vida estressantes, comportamento suicida anterior e ambiente familiar em novembro-dezembro de 2015. Uma pesquisa de acompanhamento foi realizada 1 ano depois.

Da amostra, 44,8% e 8,4% descreveram ter um ou mais sintomas de dor “às vezes” e “frequentemente”, respectivamente. O comportamento suicida ao longo da vida no início do estudo e o comportamento suicida subsequente durante o acompanhamento de 1 ano foram descritos por um total de 22,4% e 10,6%, respectivamente.

As observações revelaram uma associação significativa de dor frequente com risco aumentado de comportamento suicida no início do estudo e durante o ano subsequente durante o ajuste para covariáveis. Um aumento de 50% -70% do risco de comportamento suicida foi observado 1 ano depois em correlação com dor frequente. Assim, a dor frequente foi sugerida neste estudo como tendo valor preditivo para o comportamento suicida do adolescente, enquanto se ajustava para covariáveis ??psicossociais familiares e pessoais.

Fonte: The Journal of Pain. DOI: 10.1016/j.jpain.2021.02.007.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários