Notícias de saúde

Obesidade é a principal causa de diabetes nos EUA

24 de maio de 2021 (Bibliomed). A obesidade é a culpada em até metade dos novos casos de diabetes entre os norte-americanos a cada ano, estima um novo estudo da Northwestern University. Os pesquisadores descobriram que, ao longo de quase duas décadas, a obesidade contribuiu para algo entre 30% a 53% dos novos diagnósticos de diabetes tipo 2 entre americanos de meia-idade e idosos. Essa porcentagem mais alta foi observada nos últimos anos, à medida que a prevalência de obesidade aumentou nacionalmente.

As descobertas, publicadas no Journal of the American Heart Association, são baseadas em dois grandes estudos em andamento que rastreiam a saúde e os hábitos de vida dos norte-americanos.

Um acompanhou adultos de meia-idade e idosos por uma década, descobrindo que quase 12% desenvolveram diabetes tipo 2 durante esse período. As chances eram muito maiores entre os participantes obesos: 20% foram diagnosticados com diabetes, contra 7% de outros adultos.

A outra fonte de dados foi o National Health and Nutrition Examination Survey do governo federal, que periodicamente coleta informações de saúde de uma amostra nacionalmente representativa de americanos.

Juntando os dois estudos, os pesquisadores calcularam o número de novos casos de diabetes que podem ser atribuídos à obesidade. No final do período de estudo (2013-2016) estima-se que 53% dos diagnósticos de diabetes podem estar relacionados à obesidade.

Os efeitos não foram uniformes, no entanto. A obesidade teve o maior impacto no risco de diabetes das mulheres brancas, e um menor impacto nas americanas negras e hispânicas. Isso não significa que a obesidade não era importante para elas, mas outros fatores - da dificuldade de obter cuidados de saúde ao estresse diário e ao racismo estrutural - também podem ser críticos no risco de diabetes tipo 2 das minorias.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.120.018799.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários