Notícias de saúde

Idosos podem tomar medicamentos que interferem em exames da tireoide

30 de abril de 2021 (Bibliomed). É comum que os adultos mais velhos tomem um hormônio tireoidiano chamado levotiroxina para tratar os baixos níveis do hormônio tireoidiano natural. Contudo, um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que é comum que quase um terço dessas pessoas também toma medicamentos que interferem nos testes de função da tireoide.

Os testes usados ??para determinar a dose e a eficácia do tratamento podem ser afetados por outros medicamentos, incluindo prednisona, prednisolona, ??carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, amiodarona, lítio, interferon-alfa e tamoxifeno.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de mais de 538.000 pacientes com 65 anos ou mais que usaram hormônio da tireoide e foram listados em um banco de dados da Administração de Saúde de Veteranos dos EUA de 2004 a 2017.

Cerca de 32% estavam tomando medicamentos conhecidos por interferir nos testes de função da tireoide. Pacientes não-brancos, hispânicos, mulheres e pessoas com outras condições médicas tinham maior probabilidade de estar fazendo isso. Os pesquisadores também descobriram que pessoas com 85 anos ou mais eram menos propensas a tomar hormônio da tireoide e medicamentos interferentes.

Muito pouco hormônio da tireoide pode enfraquecer ou desacelerar o coração, causando fadiga. Também pode causar obesidade, dores nas articulações, pressão alta, inchaço nos tornozelos e colesterol alto. Excesso de hormônio tireoidiano pode causar batimento cardíaco irregular.

Para os autores, o estudo destaca a complexidade e os desafios do manejo da reposição do hormônio da tireoide em pacientes mais velhos, muitos dos quais estão em risco de efeitos adversos no contexto de ter várias doenças crônicas e estar tomando vários outros medicamentos.

Fonte: Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2021). March 20-23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários