Notícias de saúde

Humanos podem passar COVID-19 para gatos

28 de abril de 2021 (Bibliomed). Pessoas infectadas com COVID-19 que têm gatos como animais de estimação podem transmitir o vírus para seus companheiros felinos, e os felinos podem desenvolver sintomas respiratórios com risco de vida, descobriu um estudo publicado na revista Vet Record.

Em uma avaliação de dois gatos na Grã-Bretanha que viviam em casas com pessoas infectadas e desenvolveram sintomas do vírus, um gato, de 4 meses de idade, desenvolveu pneumonia grave e morreu. O outro gato, de 6 anos, apresentou sintomas semelhantes aos do resfriado, além de conjuntivite, ou "olho rosa", mas sobreviveu.

De acordo com os pesquisadores, cada um dos gatos infectados, junto com outros nove gatos diagnosticados com o vírus globalmente, não compartilhava cepas genéticas específicas do vírus para felinos.

Até o final de março, 14 casos confirmados de COVID-19 em animais domésticos foram relatados globalmente - três em cães e 11 em gatos - de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

No estudo, os pesquisadores analisaram amostras coletadas da gata doméstica de 4 meses de idade, bem como de 387 felinos que viviam em casas com pessoas com COVID-19 confirmado. O segundo gato infectado, o de 6 anos, foi encontrado neste último grupo.

O gato de 4 meses desenvolveu os primeiros sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar em 11 de abril de 2020, depois que uma pessoa em casa desenvolveu uma doença semelhante ao COVID-19 no final de março. Os tutores levaram a gata a um veterinário em 15 de abril de 2020, momento em que ela estava com dificuldade para respirar. Como sua condição piorou, com graves danos aos pulmões, ela foi sacrificada uma semana depois.

A gata de 6 anos, também fêmea, desenvolveu sintomas semelhantes aos de um resfriado, incluindo tosse e coriza, além de conjuntivite, conhecida como "olho rosa", que causa vermelhidão e inflamação embaixo da pálpebra e nas "partes brancas "dos olhos, de acordo com a Clínica Mayo. Os sintomas deste gato mais velho foram resolvidos por conta própria, e um segundo gato que morava na mesma casa não apresentou teste positivo para o vírus.

Para os pesquisadores, esses resultados sugerem que a transmissão de pessoa para gato parece ocorrer raramente. Ainda assim, com base nessas descobertas, os donos de animais que apresentarem sintomas de COVID-19 devem tomar medidas para evitar a transmissão do vírus para seus animais de companhia, recomendam.

Fonte: Vet Record. DOI: 10.1002/vetr.247.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários