Notícias de saúde

Adolescentes e mulheres jovens tem um risco maior de expulsão do DIU

20 de abril de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo publicado na revista médica Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology teve como objetivo determinar a taxa de expulsão do dispositivo intrauterino (DIU) e os fatores de risco para expulsão entre adolescentes e adultos jovens.

Para tal, pesquisadores realizaram uma revisão retrospectiva do prontuário, e investigaram a taxa de expulsão do dispositivo intrauterino (DIU), bem como os fatores de risco para expulsão em adolescentes e adultos jovens. O desfecho primário do estudo foi a incidência de expulsão do DIU na população estudfada. Os desfechos secundários foram fatores de risco para expulsão do DIU, incluindo sangramento menstrual intenso, sangramento uterino anormal, anemia ou diagnóstico de distúrbio de sangramento.

Pacientes adolescentes e adultos jovens elegíveis que tiveram uma inserção de DIU entre agosto de 2009 e março de 2019 em um único hospital infantil foram incluídos neste estudo. Havia 642 pacientes elegíveis que foram submetidos à inserção do DIU.

A incidência da primeira expulsão do DIU nesta população foi 58/642 (9,03%). Entre aquelas que optaram por colocar um segundo DIU (n = 29), 8/29 (27,6%) tiveram uma segunda expulsão. Pacientes que expulsaram o DIU eram mais propensas a ter histórico de sangramento uterino anormal, sangramento menstrual intenso, anemia ou distúrbio hemorrágico. Quando controlados para índice de massa corporal e idade de inserção, a história de sangramento uterino anormal, e anemia permaneceram riscos significativos de expulsão do DIU.

Assim, é necessário um aconselhamento a esta população quanto à possibilidade de ter um risco maior de expulsão em associação com estas condições.

Fonte: Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology. Vol.33. Issue 6.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários