Notícias de saúde

Substância ativa da maconha pode ser passada através da amamentação

15 de abril de 2021 (Bibliomed). Mulheres grávidas que usam produtos à base de maconha têm altos níveis do ingrediente psicoativo da droga em seu leite materno por até seis semanas após o parto, descobriu um estudo da University of Colorado, nos Estados Unidos.

Os níveis de tetrahidrocanabinol (THC) no leite materno das mulheres participantes eram tão elevados quanto 5,5 nanogramas por mililitro duas semanas após o parto, mostraram os dados. Seis semanas após o parto, esses níveis caíram para pouco menos de 2 nanogramas por mililitro. Para colocar isso em perspectiva, os motoristas com níveis de THC no sangue acima de 5 nanogramas por mililitro podem ser acusados ??de dirigir alcoolizados em muitos estados.

Os produtos de maconha de hoje são mais potentes e várias sociedades médicas recomendam a abstenção do uso de maconha durante a gravidez e a amamentação. Cannabis e maconha são frequentemente usadas de forma intercambiável, mas não são exatamente. Cannabis se refere a qualquer produto feito da planta Cannabis sativa, enquanto a maconha, que é derivada da mesma planta, é o que contém THC, a substância química que causa o "barato".

Nos últimos anos, produtos que contêm cannabis em geral, bem como maconha especificamente, têm visto um uso maior para fins medicinais, para condições que variam de ansiedade a dor crônica. No entanto, a Academia Americana de Pediatria, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e a Academia de Medicina da Amamentação recomendam que as mulheres grávidas se abstenham do uso de maconha durante a gravidez e amamentação.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram os níveis de THC no leite materno de 25 mulheres grávidas, todas com histórico de uso de maconha ou cannabis. Entre as participantes do estudo, 12 relataram que se abstiveram de usar a droga durante a gravidez.

Em sete mulheres com "evidências laboratoriais de abstenção de THC", com base em exames de sangue, todas tinham níveis do composto no leite materno acima de cerca de 5 nanogramas por mililitro. Todos os 25 participantes, quer tenham interrompido o uso de produtos contendo THC ou não, tiveram níveis detectáveis ??de THC em seu leite materno durante o estudo.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2020.6098.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários