Notícias de saúde

Em raros casos, vacina de Oxford poderia causar coágulos, diz EMA

07 de abril de 2021 (Bibliomed). A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em conferência de imprensa que está sendo realizada neste momento, aponta que pacientes com trombocitopenia (condição que gera alterações de baixas de plaquetas) podem realmente estar com risco aumentado de tromboses, casos façam uso da vacina de Oxford AstraZeneca.

O comitê disse que houve 18 mortes relatadas em sua revisão de 62 casos de coagulação nos seios da face (que drena o sangue do cérebro) e 24 casos de trombose da veia esplâncnica (no abdômen) que foram relatados.

Os casos vieram principalmente de sistemas de notificação espontânea do Espaço Econômico Europeu e do Reino Unido, onde cerca de 25 milhões de pessoas no total receberam a vacina, observou.

Como as diferentes vacinas usam tecnologias diferentes, o mesmo tipo de alteração encontrada na vacina de Oxford não é esperado em outros tipos de vacinas, apesar de mais dados das outras vacinas devem ser avaliados.

O diretor executivo da EMA, Emer Cooke, disse em uma entrevista coletiva na quarta-feira que a agência acrescentaria os coágulos e a baixa contagem de plaquetas à sua lista de possíveis efeitos colaterais da vacina. As recomendações da EMA para o uso da vacina não foram alteradas. Mas a Agencia enfatiza que os benefícios gerais da vacina na prevenção do coronavírus superam os riscos de efeitos colaterais.

Fonte: European Medicines Agency. April 07, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários