Notícias de saúde

Filhos Sofrem Antes Mesmo da Separação

Ficar junto “por causa dos filhos” não é a melhor solução para resolver os problemas de uma relação, segundo estudos recentes. O que causa maior trauma para as crianças não é o divórcio em si, mas sim as constantes brigas e discussões. Uma pesquisa sobre o tema, conduzida pela Dra. Joan Kelly da Universidade da Califórnia em Sacramento e publicada no Journal of American Academy of Children and Adolescent Psychiatrist, diz que os problemas observados nas crianças após o divórcio também foram observados antes da separação.

As crianças que vivem em famílias muito complicadas e com muitas brigas podem desenvolver problemas de comportamento, dificuldade com pais e professores e até mesmo depressão. Os sintomas são muito mais pronunciados quando a discussão se transforma em agressão física entre os pais.

Mas o divórcio também produz alguns traumas. Por causa de questões econômicas, os pais divorciados tendem a passar menos tempo com os filhos, e as crianças passam mais tempo com amigos. Com isso, aumenta o risco de consumo de álcool, cigarro e drogas. Crianças de pais divorciados também têm a tendência de ter mais problemas de saúde e psicológicos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários