Notícias de saúde

Nova ferramenta avalia perda de interesse em atividades em adolescentes

30 de março de 2021 (Bibliomed). Uma nova ferramenta avalia com precisão três tipos de anedonia em adolescentes, mostra uma nova pesquisa apresentada na Anxiety and Depression Association of America (ADAA) Conference 2021, que ocorreu entre 18 e 19 de março de 2021, virtualmente.

A nova Multidimensional Adolescent Anhedonia Scale (MAAS) avalia a anedonia antecipatória, consumatória e de memória, o que ajudará a melhorar os diagnósticos em pesquisas e ambientes clínicos. A anedonia, a perda de interesse e prazer nas atividades, costuma ser o primeiro sinal de depressão em adolescentes.

De acordo com os pesquisadores, os métodos atuais de avaliação da anedonia em adolescentes, baseado em autorrelato, são limitados. Eles destacam que a adolescência é quando a depressão começa a aumentar dramaticamente e, por isso, é importante ter uma maneira confiável de avaliá-la.

Os autores explicam que algumas ferramentas avaliam apenas a anedonia em uma área da vida ou avaliam apenas um tipo de anedonia. Outros avaliam apenas a anedonia em adultos e não levam em consideração que existem diferenças na experiência de anedonia entre adultos e adolescentes.

Para desenvolver o questionário MAAS de 24 itens para uso em jovens de 16 a 20 anos, os pesquisadores revisaram a literatura sobre anedonia e adolescentes e depois o testaram em 585 adolescentes mais velhos. Eles observaram que, com a anedonia antecipatória, os indivíduos são incapazes de prever que algo será prazeroso. Além dessa, o estudo avaliou a anedonia consumatória, que se refere ao desfrute atual das atividades; e a anedonia de recordação, que é a incapacidade de recordar eventos agradáveis do passado como agradáveis.

Além do MAAS, os participantes também completaram o Positive and Negative Affect Schedule, o Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children, a Antecipatory and Consummatory Interpersonal Scale - Adolescent, a Dimensional Anhedonia Rating Scale, a Snaith-Hamilton Pleasure Scale, Shipley e a NASA Activity Scale.

Os resultados mostraram que os adolescentes que tiveram pontuações altas na MAAS tiveram pontuações moderadas a altas em outras medidas que tradicionalmente significam anedonia. Entre os participantes com pontuações MAAS altas, os níveis de depressão e afeto negativo foram elevados, e os níveis de afeto positivo foram baixos. As pontuações do MAAS não foram relacionadas à inteligência ou nível de atividade física, sugerindo que o MAAS não está avaliando experiências não relacionadas à anedonia.

Fonte: Anxiety and Depression Association of America (ADAA) Conference 2021. March 18- 19, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários