Notícias de saúde

Anel vaginal pode proteger as mulheres do HIV por até 3 meses

12 de março de 2021 (Bibliomed). Um anel vaginal que libera lentamente um medicamento antiviral pode proteger as mulheres contra o HIV por até três meses, sugere um teste preliminar que avaliou duas formulações de um anel vaginal que libera o antirretroviral dapivirina na vagina ao longo de 90 dias. Uma versão continha 100 miligramas de dapivirina e a outra continha 200mg.

O ensaio foi conduzido em dois locais nos Estados Unidos afiliados à Rede de Ensaios de Microbicidas financiados pelo National Institutes of Health dos Estados Unidos, e incluiu 49 mulheres HIV-negativas saudáveis.

Elas foram divididas em três grupos: um usou o anel de 100mg dapivirina continuamente por 13 semanas; um segundo grupo usou o anel de 200mg continuamente por 13 semanas; e um terceiro grupo usou um anel de 30 dias, substituindo-o a cada quatro semanas durante o período de estudo.

Todos os três anéis foram bem tolerados pelos participantes e não houve problemas de segurança. Em comparação com aqueles com o anel mensal, aqueles com os dois anéis de 90 dias tinham concentrações 1,3 a 1,9 vezes maiores de dapivirina no plasma sanguíneo e níveis 1,5 a 2,9 vezes maiores da droga no fluido vaginal, bem como concentrações mais altas da droga no tecido cervical.

De acordo com os pesquisadores, os resultados, apresentados no Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 08 a 11 de março de 2021.sugerem que o anel de 90 dias pode fornecer proteção ao HIV de longa duração e sustentada.

O anel de três meses baseia-se no desenvolvimento pela organização sem fins lucrativos International Partnership for Microbicides de um anel dapivirina mensal, que em 2020 recebeu uma opinião positiva da Agência Europeia de Medicamentos para seu uso entre mulheres com 18 anos ou mais em países em desenvolvimento.

Logo depois, o anel mensal foi adicionado à lista de medicamentos pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde e, no início deste ano, a OMS recomendou o anel como outra opção de prevenção do HIV para mulheres com alto risco de infecção.

O IPM está buscando a aprovação do anel mensal da dapivirina no leste e no sul da África, e a primeira dessas decisões poderia ser feita em meados do ano. Além disso, está buscando a aprovação regulatória do anel da Food and Drug Administration dos EUA.

Fonte: Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections. 08 a 11 de março de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários