Notícias de saúde

Superlotação de UTIs aumenta risco de morte na COVID-19

05 de março de 2021 (Bibliomed). Pacientes COVID-19 tratados em unidades de terapia intensiva de hospitais durante períodos de aumento da demanda têm quase o dobro de probabilidade de morrer da doença em comparação com aqueles que recebem cuidados durante os períodos de baixa demanda, é o que mostra estudo do U.S. Department of Veterans' Affairs.

Os dados mostraram que aqueles que recebem cuidados em unidades de terapia intensiva operando com 75% a 100% da capacidade com pacientes COVID-19 tiveram um risco 94% maior de morte em comparação com aqueles tratados para a doença em instalações com menos de 25% da capacidade. Pacientes em UTIs com 25% a 50% por causa de surtos de COVID-19 tiveram um risco 19% maior de morte.

Hospitais em muitas partes dos Estados Unidos relataram estar sobrecarregados com pacientes que necessitaram de tratamento na UTI durante a pandemia. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos relata que 79% dos leitos de UTI estavam ocupados até 14 de janeiro e um quinto das UTIs de hospitais dos EUA estavam 95% ocupados.

O aumento do risco de morte em UTIs ocupadas pode refletir o desgaste de recursos, incluindo pessoal e equipamentos, causado por surtos de casos e demanda por atendimento - bem como maior gravidade da doença entre os pacientes lá, disseram os pesquisadores.

Dos quase 920.000 leitos hospitalares nos Estados Unidos, cerca de 10% deles são leitos de UTI, de acordo com dados da American Hospital Association. Desde o início da pandemia, estima-se que até 30% dos pacientes com COVID-19 necessitem de tratamento na UTI, sendo que muitos precisam de suporte de ventilador mecânico para respirar.

Para este estudo, os pesquisadores do U.S. Department of Veterans' Affairs acompanharam 8.516 pacientes com COVID-19 internados em 88 hospitais do departamento em todo o país entre março e agosto de 2020. Dos pacientes, 1.410, ou 17%, morreram da doença - cerca de 44% das mortes ocorreram em março e abril, durante os estágios iniciais da pandemia.

Pacientes com COVID-19 em UTIs operando com 75% ou mais da capacidade durante o período do estudo tiveram um risco 94% maior de morte em comparação com aqueles tratados para a doença em instalações com menos de 25% da capacidade.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.34266.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários