Notícias de saúde

Toxoplasmose pode aumentar risco de tumor cerebral raro

03 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Um patógeno de origem alimentar pode estar ligado a um tipo raro de câncer cerebral em adultos, sugere um novo estudo da American Cancer Society. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com glioma têm mais probabilidade de ter anticorpos contra o toxoplasma gondii do que um grupo semelhante sem câncer. Isso indica que eles estavam previamente infectados com o parasita, que é mais comumente adquirido em carne malcozida, especialmente na carne de porco.

O glioma é um câncer relativamente raro, mas frequentemente fatal. Cerca de 80% dos tumores cerebrais malignos são gliomas. Eles têm uma taxa de sobrevivência relativa de cinco anos de apenas 5%.

Os pesquisadores examinaram a associação entre os anticorpos do T. gondii medidos vários anos antes do câncer ser diagnosticado e o risco de desenvolver um glioma. Os participantes do estudo eram do American Cancer Society Study e do Norwegian Cancer Registry Janus Serum Bank.

O estudo apontou que a associação entre anticorpos contra T. gondii e glioma foi semelhante em dois grupos demograficamente diferentes de pessoas. Os casos da sociedade de câncer envolviam pessoas que tinham aproximadamente 70 anos no momento da coleta de sangue, enquanto os da coorte de Janus tinham cerca de 40, em média.

Esses resultados sugerem que a redução da exposição a este patógeno alimentar comum pode ser um fator de risco modificável para tumores cerebrais altamente agressivos em adultos. Os autores observaram que "se estudos futuros replicarem essas descobertas, os esforços contínuos para reduzir a exposição a esse patógeno comum ofereceriam a primeira oportunidade tangível para a prevenção desse tumor cerebral altamente agressivo".

Fonte: International Journal of Cancer. DOI: 10.1002/ijc.33443.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários