Notícias de saúde

Hipercolesterolemia familiar aumenta 2,5 vezes o risco de infarto recorrente

26 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Um primeiro infarto agudo do miocárdio (IAM) é um diagnóstico grave que leva a ser iniciada ou intensificada uma medicação hipolipemiante (capaz de reduzir as gorduras do organismo) para prevenir eventos recorrentes. Indivíduos com hipercolesterolemia familiar (HF) já fazem uso de medicamentos hipolipemiantes de alta intensidade no momento da ocorrência de IAM devido ao seu diagnóstico. Portanto, pesquisadores levantaram a hipótese de que, em comparação com controles não-HF pareados, os indivíduos com HF verificada geneticamente aumentaram a mortalidade e o risco de IAM recorrente após seu primeiro evento.

O estudo incluiu 4.871 indivíduos com HF geneticamente verificada durante 1992-2014, e 96.251 controles pareados por idade e gênero selecionados aleatoriamente da população norueguesa. Os pesquisadores compararam a incidência e mortalidade.

Em comparação com os controles, aqueles com HF têm mortalidade elevada e maior risco de IAM recorrente após o primeiro evento de IAM (cerca de 2,5 vezes maior). Além disso, esses achados requerem um acompanhamento mais intensivo dos pacientes com HF após um IAM.

Fonte: Atherosclerosis. DOI: 10.1016/j.atherosclerosis.2020.12.019.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários