Notícias de saúde

'Potencializador' de Imunidade Melhora Tratamento Anti-Aids

WASHINGTON (Reuters) - Adicionar um "potencializador" de imunidade à terapia-padrão contra a Aids parece ajudar os pacientes a combater melhor o HIV, afirmaram pesquisadores dos EUA na quarta-feira.

A interleucina-2 (IL-2), aumentou o número de células CD4, do sistema de defesa (células T), que são alvo de ataque do HIV, segundo os cientistas norte-americanos.

"Acreditamos que nossas descobertas apontam para uma nova estratégia de tratamento para pessoas com uma contagem muito baixa de células T", disse Ronald Mitsuyasu, diretor do Centro de Pesquisa e Educação de Aids da Universidade da Califórnia.

Em uma palestra proferida no 5o Congresso Internacional sobre Drogas para o Tratamento de Infecção pelo HIV, realizado na Escócia, Mitsuyasu disse que sua equipe havia acrescentado a IL-2 ao tradicional coquetel de drogas.

De um grupo de 164 pacientes, 55 receberam apenas o coquetel e o restante, a nova mistura.

Esses últimos apresentaram um aumento significativo no número de células CD4. Isso significa uma melhora nas condições dos doentes de Aids, que apresentam com menor frequência doenças oportunistas, como o sarcoma de Kaposi, linfoma e pneumonia.

"Achamos formidável termos observado uma diferença mensurável na ocorrência de doenças oportunistas em um prazo de 60 semanas", afirmou Mitsuyasu.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários