Notícias de saúde

Vacina de dose única contra COVID-19 da Johnson & Johnson tem bons resultados

18 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Uma vacina única COVID-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica Johnson & Johnson é segura e gera uma resposta imunológica para bloquear o novo coronavírus que causa a doença, de acordo com os resultados de um ensaio clínico em estágio inicial.

A Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, tem trabalhado na vacina Ad26.COV2.S por meses, que poderia se juntar às vacinas aprovadas da Moderna e Pfizer-BioNTech para distribuição nos Estados Unidos.

Ao contrário do regime necessário de duas doses das outras duas vacinas, a Johnson & Johnson's requer apenas uma única dose. Os resultados dos primeiros testes da nova vacina foram publicados no New England Journal of Medicine para revisão por pares.

Os resultados combinados dos ensaios de primeiro e segundo estágios, que testaram a vacina em cerca de 800 pessoas, mostraram que uma ou duas doses da vacina da Johnson & Johnson geraram anticorpos e respostas de células T, com efeitos colaterais mínimos.

A vacina está atualmente em testes de terceiro estágio, que têm como objetivo demonstrar se ela protege os pacientes contra infecções ou sintomas da doença coronavírus. Os estágios iniciais não examinaram essa possibilidade.

Os novos resultados mostraram que a vacina produziu uma resposta imune em 90% dos voluntários até o 29º dia, e em todos os voluntários em dois meses. Os níveis de anticorpos permaneceram estáveis ??por pelo menos 71 dias, diz a pesquisa.

A vacina usa uma variação mais fraca de um vírus do resfriado comum para transportar material genético para o corpo e produzir pedaços do vírus que podem ser reconhecidos pelo sistema imunológico. Os efeitos colaterais relatados incluem dor de cabeça, dores no corpo e, em alguns casos, febre.

A vacina foi testada nos Estados Unidos, Holanda e Bélgica em dois grupos de voluntários - para pessoas com 65 anos ou mais e pessoas entre 18 e 55 anos.

A Johnson & Johnson disse que espera anunciar os resultados de seus testes de terceiro estágio no final deste mês. Se a vacina continuar a ser eficaz, a empresa disse que solicitará imediatamente a aprovação da Food and Drug Administration.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2034201.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários