Notícias de saúde

Ter COVID-19 durante a gravidez não tende a afetar resultados obstétricos

08 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Mulheres grávidas com COVID-19 têm pouco risco de desenvolver sintomas graves, assim como seus recém-nascidos, descobriu um novo estudo do Hospital Parkland, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, na verdade, 95% dessas mulheres têm bons resultados, e apenas 3% de seus bebês testam positivo para COVID-19.

No início da pandemia, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA pensavam que o risco para mulheres grávidas era maior do que para outras. Mas as novas descobertas devem tranquilizar as mulheres grávidas de que seu risco está de acordo com outros grupos.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam quase 3.400 mulheres grávidas, 252 das quais tinham COVID-19. Entre aqueles com teste positivo, 95% não apresentaram sintomas ou apresentaram sintomas leves. Seis mulheres, no entanto, desenvolveram pneumonia COVID grave ou crítica.

Comparando mulheres com e sem COVID-19 durante a gravidez, os pesquisadores descobriram que isso não aumentou o risco de resultados adversos - incluindo parto prematuro, pré-eclâmpsia ou parto cesáreo para frequência cardíaca fetal anormal.

O parto prematuro foi maior entre as mulheres com doenças graves ou críticas, mas é difícil prever quais pacientes terão. Os pesquisadores disseram que o diabetes pode aumentar as chances. Contudo, eles destacam que são necessários mais dados para saber o risco para a mãe e o bebê da transmissão do COVID-19, ressaltando que bebês de mães infectadas devem ser testados para COVID-19 e que as mulheres grávidas - como todas as outras pessoas - devem usar máscaras e praticar o distanciamento social para minimizar as chances de contrair o vírus.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.29256.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários