Notícias de saúde

Pandemia reduziu consultas médicas em Portugal

15 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Entre janeiro e novembro de 2020, foram registrados 9 milhões a menos de consultas médicas e de enfermagem se comparada com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados na última semana pelo Movimento Saúde em Dia.

Nos hospitais, as consultas presenciais sofreram uma redução de 2,7 milhões entre janeiro e outubro de 2020 do que no mesmo período do ano anterior. Segundo o movimento, criado no verão passado pela Ordem dos Médicos e pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche, “o acesso dos doentes não-covid aos serviços de saúde continuou dificultado, mesmo antes da segunda vaga da pandemia”.

Em comunicado, o movimento explica que, tal como em outros cuidados, a realização de exames de rastreios foi muito afetada. Segundo os dados, nos primeiros dez meses deste ano, 119 mil mamografias, 81 mil rastreios para câncer de cólon e reto, e 99 mil exames de Papanicolau.

A análise dos dados, feita pela MOAI Consulting para o Movimento Saúde em Dia, através de dados recolhidos no Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mostrou que a pandemia continua afetando milhares de cidadãos que não têm a doença, adiado consultas, cirurgias, diagnósticos e tratamentos.

Em setembro, o movimento tinha já apresentado dados dos primeiros sete meses, sendo que a conclusão desta nova análise continua a mostrar que permanece a redução acentuada da atividade assistencial.

Fonte: Executive Digest. Dezembro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários