Notícias de saúde

Estudo mostra que spray nasal foi capaz de bloquear a transmissão da Covid em furões

02 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Um spray nasal que bloqueia a absorção do vírus SARS-CoV-2 em animais protegeu completamente os furões nos quais foi testado, de acordo com um pequeno estudo divulgado na quinta-feira por uma equipe internacional de cientistas, segundo publicou o jornal The New York Times. Se o spray, que os cientistas descreveram como não tóxico e estável, funcionar em humanos, poderá fornecer uma nova maneira de combater a pandemia. Uma borrifada diária no nariz funcionaria como uma vacina.

O trabalho está em andamento há meses por cientistas do Columbia University Medical Center em Nova York, Erasmus Medical Center na Holanda e Cornell University em Ithaca, N.Y. O estudo foi financiado pelo National Institutes of Health e pelo Columbia University Medical Center.

O spray ataca o vírus diretamente. Ele contém um lipopeptídeo, uma partícula de colesterol ligada a uma cadeia de aminoácidos, os blocos de construção das proteínas. Este lipopeptídeo em particular corresponde exatamente a um trecho de aminoácidos na proteína spike (pico) do vírus, que o patógeno usa para se ligar a uma via aérea humana ou célula pulmonar.

Antes que um vírus possa injetar seu RNA em uma célula, o pico deve efetivamente descompactar, expondo duas cadeias de aminoácidos, a fim de se fundir à parede celular. À medida que o pico volta para completar o processo, o lipopeptídeo no spray se insere, agarrando-se a uma das cadeias de aminoácidos do pico e evitando que o vírus se fixe. Segundo um dos autores do estudo, “É como se você fechasse um zíper, mas colocasse outro zíper dentro, para que os dois lados não se encontrassem.

O estudo foi limitado a animais e ainda não foi revisado por pares. O trabalho ainda não foi publicado, tendo sido submetido à revista Science para revisão por pares.

Fonte: The New York Times. November 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários