Notícias de saúde

Morte de voluntário não tem relação com CoronaVac, afirma Butantan

10 de novembro de 2020 (Bibliomed). Na segunda-feira (09/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão dos ensaios clínicos com a vacina CoronaVac. Em resposta, o Instituto Butantan, que realiza os ensaios em parceria com a empresa chinesa Sinovac, realizou uma coletiva de imprensa no final da manhã desta terça-feira (10/11). Estiveram presentes na coletiva o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Covas e Gorinchteyn afirmaram que o evento adverso grave que causou a morte de um voluntário da CoronaVac não tem relação com a vacina. Segundo Covas, a agência foi informada sobre a morte em 06 de novembro, e defendeu que a medida poderia ser resolvida internamente. O presidente do Butantan explicou que a notificação foi enviada à Anvisa no dia 06/11 e que às 20h40 do dia 10/11 a Anvisa encaminhou ao Instituto um e-mail no qual comunicava sobre a reunião de hoje de manhã e, ao mesmo tempo, sobre a suspensão do estudo clínico.

O governo de São Paulo se reuniu virtualmente com representantes de Anvisa para tratar sobre a suspensão dos testes na manhã desta terça-feira (10/11), e a expectativa é que de, com os esclarecimentos, a Anvisa libere a retomada dos testes ainda nesta semana. Covas fez um apelo aos voluntários para que se apresentem o mais rápido possível quando os testes forem retomados.

Alegando sigilo e aspecto ético, o governo de São Paulo não divulgou a casa da morte do voluntário, mas ressaltou que não há relação com a vacina.

Fonte: Coletiva de Imprensa. Governo de São Paulo. 10 de novembro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários