Notícias de saúde

CDC dos Estados Unidos inaugura escritório para a América do Sul em Brasília

04 de novembro de 2020 (Bibliomed). Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos acabam de inaugurar seu novo escritório regional da América do Sul em Brasília. O novo escritório regional fortalece a capacidade do CDC de cumprir sua missão, respondendo mais rapidamente às ameaças à saúde onde quer que ocorram e construindo relacionamentos-chave para lidar com as prioridades de saúde compartilhadas, e assim protegendo os cidadãos norte-americanos. A inauguração ocorreu em 30 de outubro de 2020.

“Os Estados Unidos são um dos maiores defensores da segurança global da saúde no mundo, além de ser o maior doador bilateral de saúde, e esses compromissos têm importância especial em nosso próprio hemisfério,” disse no evento de abertura o Secretário de Saúde e Serviços Humanos norte-americano, Alex M. Azar. “A criação do Escritório Regional da América do Sul do CDC é vital para construir uma presença sustentável em todo o mundo, inclusive na América do Sul. Pretendemos que este escritório trabalhe com todos os países da região para melhorar a segurança sanitária e acreditamos que o modelo regional é a melhor maneira de maximizar esse envolvimento a longo prazo”.

A América do Sul enfrenta ameaças à saúde pública decorrentes de doenças emergentes, crises humanitárias, mudanças nos ecossistemas, urbanização e a perda de habitat resultante, viagens e questões de migração. A rápida disseminação do Zika nas Américas e em outros países e territórios nos continentes da América do Norte e do Sul é um exemplo convincente. O CDC é especialmente adequado para aumentar o envolvimento e a colaboração com os líderes sul-americanos para melhor proteger os EUA contra ameaças à saúde.

Uma vez que as doenças não conhecem fronteiras, o CDC está estabelecendo outros escritórios regionais em todo o mundo para promover as metas de segurança de saúde global dos EUA e construir e manter uma presença global sustentável. O CDC estabeleceu recentemente escritórios regionais na Europa Oriental/Ásia Central (Geórgia), Oriente Médio/Norte da África (Omã) e Sudeste Asiático (Vietnã).

“A abordagem regional do CDC avança a segurança da saúde global e mantém uma presença global sustentável”, disse o diretor do CDC, Robert R. Redfield, MD. “Isso permite ao CDC a flexibilidade para concentrar esforços e distribuir pessoal e outros recursos onde são mais urgentemente necessários - como responder a surtos em sua origem, fornecer assistência técnica e avançar em objetivos programáticos que melhorem a saúde.”

Juliette Morgan, MD, é a nova diretora regional do CDC South America. Ela desenvolverá uma estratégia global de segurança sanitária para a região e coordenará as atividades globais de segurança sanitária. Em colaboração com os escritórios nacionais do CDC, ela implementará os programas da sede e trabalhará com outras partes interessadas relevantes.

Fonte: CDC Press Release: October 29, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários