Notícias de saúde

Departamento de emergência receberam menos casos de asma durante a pandemia

21 de setembro de 2020 (Bibliomed). A pandemia de COVID-19 parece ter tido um impacto direto nas visitas de crianças a hospitais em decorrência de crises de asma. Segundo médios do Hospital Infantil da Filadélfia e do Hospital da Universidade da Pensilvânia, ambos nos Estados Unidos, houve uma queda significativa no número de pacientes que foram admitidos no departamento de emergência por causa de asma ou que tinham consultas ambulatoriais por causa de problemas respiratórios.

Em um novo estudo, os médicos observaram que as quedas foram significativas: o hospital e sua rede de atendimento testemunharam uma redução de 60% nas consultas diárias de saúde para asma e uma redução de 83% nas prescrições de esteroides. Visitas presenciais, parcialmente compensadas por novas consultas de telessaúde e telefone, diminuíram 87% para consultas ambulatoriais e 84% para visitas hospitalares.

Os pesquisadores revisaram os 60 dias anteriores aos pedidos de permanência em casa em 17 de março para sua região e os 60 dias após o início desses pedidos. Eles consideraram possíveis desencadeadores de asma, optando por se concentrar na poluição e no rinovírus, causa do resfriado comum. Eles compararam os dados de infecção por rinovírus com casos dos cinco anos anteriores.

Os pesquisadores consideraram o impacto de outros vírus, incluindo influenza A e B, mas descobriram que esses vírus estavam diminuindo em 17 de março. Eles não pesquisaram o impacto do pólen, a exposição a alérgenos ambientais nas escolas ou se as pessoas estavam usando seus remédios para asma de maneira mais consistente.

Enquanto os pacientes em geral experimentaram menos sintomas de asma significativos, dois grupos demográficos específicos não. Pacientes negros tiveram um aumento de 70% nas prescrições de esteroides durante este tempo e uma porcentagem maior de cuidados do que antes. Os autores disseram que este deve ser o foco de estudos futuros e esforços para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. Os pacientes com Medicaid viram um aumento de 63% nas prescrições de esteroides.

A asma é uma condição crônica que causa estreitamento das vias aéreas, resultando em aperto no peito, respiração ofegante e falta de ar. Afeta 1 em cada 12 crianças.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice. DOI: 10.1016/j.jaip.2020.05.045.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários