Notícias de saúde

COVID-19 pode causar ou piorar problemas cardíacos em pacientes hospitalizados

14 de setembro de 2020 (Bibliomed). A COVID-19 causa problemas cardíacos que variam de batimentos cardíacos irregulares a angina e piora condições cardiovasculares pré-existentes, de acordo com uma análise da Universidade Magna Graecia, na Itália.

Pouco mais de 14% das pessoas hospitalizadas devido à infecção com o novo coronavírus desenvolveram complicações cardíacas devido à doença, disseram os pesquisadores. Isso se soma aos quase 13% de todas as pessoas hospitalizadas que tinham problemas cardíacos pré-existentes no momento da admissão. Aproximadamente 10% das pessoas com problemas cardíacos pré-existentes ou que desenvolveram complicações cardíacas após serem infectadas morreram, mostraram os dados.

De acordo com os pesquisadores, tanto a doença cardiovascular preexistente quanto o desenvolvimento de complicações cardiovasculares estão associadas à taxa de mortalidade da COVID-19. As descobertas são baseadas em uma análise de 21 estudos que incluíram mais de 77.300 pacientes hospitalizados com COVID-19 nos Estados Unidos, Ásia e Europa, e adicionam evidências de que pessoas com doenças cardíacas têm risco aumentado de doenças graves causadas pelo vírus, bem como danos ao coração.

Embora a maioria dos pacientes com COVID-19 desenvolva sintomas leves, adultos mais velhos e aqueles com condições médicas pré-existentes, como doenças cardíacas, doenças pulmonares crônicas ou diabetes estão em risco de doenças graves causadas pelo vírus.

No estudo, pouco mais de 36% dos pacientes hospitalizados tinham pressão alta antes da admissão, enquanto um pouco menos de 20% tinham diabetes, de acordo com os pesquisadores. Aproximadamente 11% deles eram fumantes e aproximadamente 34% preenchiam os critérios para obesidade, ou estar gravemente acima do peso com base no índice de massa corporal. Pouco menos de 12% dos pacientes tinham história de doença arterial coronariana antes da internação por COVID-19, enquanto quase 10% tinham sido diagnosticados com insuficiência cardíaca e pouco mais de 5% tinham doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Depois de hospitalizados com o vírus, pouco mais de 10% apresentaram evidências de danos ao coração, enquanto aproximadamente 10% sofreram de angina, mostraram os dados. Aproximadamente 18% tiveram batimentos cardíacos irregulares ou palpitações, enquanto 4% sofreram ataques cardíacos e 2% foram diagnosticados com insuficiência cardíaca aguda - ou grave -, de acordo com os pesquisadores.

Embora a taxa geral de mortalidade em pessoas com complicações cardíacas de COVID-19 tenha sido de 9,6%, cerca de 42% das pessoas internadas em unidades de terapia intensiva por doenças cardíacas decorrentes ou agravadas pelo vírus morreram.

Dados da American Heart Association indicam que quase uma em cada quatro pessoas com COVID-19 apresentam complicações relacionadas ao coração. Por isso, os pesquisadores ressaltam que os médicos devem estar cientes do impacto potencial das condições e complicações cardiovasculares em pacientes com COVID-19, que devem exigir monitoramento mais extenso e frequente.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0237131.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários