Notícias de saúde

Ator Roger Moore Promove Vacinação Contra Pólio na África

ACRA, Gana (Reuters) - O ator Roger Moore, que interpretou James Bond em vários filmes, lançou uma campanha de vacinação contra a poliomielite em uma favela de Gana, admitindo que, enquanto filmava em locais exóticos, mostrava-se cego para a pobreza que muitas vezes o cercava.

"A coisa mais cansativa era trocar minha camiseta 45 vezes por dia e usar seis ternos diferentes, todos com o mesmo corte, porque tudo ficava ensopado", afirmou à Reuters na quinta-feira em uma favela do subúrbio de Acra, capital de Gana.

"Agora eu vejo o que estava ao meu redor, mas não me afetava."

Moore, um colaborador do Fundo para a Infância das Nações Unidas (Unicef), parecia com o suave, sofisticado e imbatível agente secreto James Bond nos filmes da década de 70 e 80.

O ator afirmou que a profundidade da miséria na África ficou-lhe clara quando viu mulheres grávidas quebrando pedras na cidade de Tamale, norte de Gana. "Uma mãe, grávida de oito meses, sentava-se sobre uma rocha quebrando pedras o dia todo por, talvez, 4 dólares por semana. E as crianças tinham de trabalhar. Não havia escola ou brincadeiras", afirmou.

"Mães carregando bebês nas costas tinham de carregar bacias cheias de pedras sobre a cabeça e, por vezes, uma pedra caía e atingia a criança."

Vários países do oeste da África organizaram campanhas de vacinação contra a pólio nesta semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esperava erradicar a doença até este ano, mas conflitos armados impediram as campanhas de vacinação em diversos países.

O prazo agora foi estendido até o ano de 2005. Dos 17 países do mundo em que a doença ainda está presente, 11 encontram-se na África.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários