Notícias de saúde

Caem atendimentos de emergência durante pandemia

24 de junho de 2020 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, um novo estudo constatou que as visitas ao departamento de emergência (DE) diminuíram 42% durante a pandemia inicial do COVID-19, de uma média de 2,1 milhões por semana (31 de março a 27 de abril de 2019) para 1,2 milhões (29 de março a 25 de abril de 2020), com as reduções mais acentuadas em pessoas com idade igual ou inferior a 14 anos, no sexo feminino e no nordeste do país.

Os pesquisadores descobriram que o número total de visitas ao departamento de emergência dos EUA foi 42% menor no período de pandemia inicial em comparação com o mesmo período de um ano antes. Os maiores declínios foram observados nas consultas de dor abdominal e outros sinais e sintomas digestivos ou abdominais, dor musculoesquelética, excluindo lombalgia, hipertensão essencial, náusea e vômito, outras infecções respiratórias superiores especificadas, entorses e distensões e lesões superficiais. As visitas para infarto agudo do miocárdio também diminuíram, embora não estivessem entre os 20 principais diagnósticos em declínio. A proporção de visitas relacionadas a doenças infecciosas foi quatro vezes maior durante o período inicial da pandemia.

É necessário que se reforce a importância de procurar atendimento imediato para condições graves para as quais as consultas de emergência não podem ser evitadas, como sintomas de infarto do miocárdio, segundo os autores. Para condições que não requerem cuidados imediatos ou tratamento de pessoas, os sistemas de saúde devem continuar a expandir o uso de visitas virtuais durante a pandemia.

O estudo foi publicado na revista Morbidity and Mortality Weekly Report dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. DOI: 10.15585/mmwr.mm6923e1.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários