Notícias de saúde

COVID-19 pode persistir mesmo depois de alta hospitalar

28 de maio de 2020 (Bibliomed). Até uma em cada seis pessoas declaradas recuperadas do COVID-19 e que receberam alta do hospital ainda pode testar positivo para o vírus até três semanas depois, o que significa que elas ainda podem transmitir o vírus. É o que mostra um estudo publicado pela JAMA Network Open.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade Normal de Hunan, na China, acompanharam 60 pacientes adultos com infecção por COVID-19 confirmada na cidade de Loudi que receberam alta do hospital. Todos os pacientes ficaram em quarentena em casa por 14 dias após a alta hospitalar e nenhum deles apresentou sintomas da doença. Os pesquisadores testaram novamente a garganta e as zaragatoas nasais de todos os 60 pacientes. Dez dos 60 testaram positivo para o vírus até 24 dias após a alta.

Este não é o primeiro estudo a descobrir que o novo coronavírus pode permanecer no corpo por semanas após a recuperação dos sintomas. Uma análise anterior, publicada pelo JAMA em fevereiro, constatou que os pacientes recuperados ainda apresentaram resultado positivo para o vírus mais de 30 dias depois.

Dado que os pacientes isolados em casa e os casos locais em Loudi eram raros no momento da análise, os resultados positivos nesses dez pacientes "foram considerados como um derramamento viral persistente" em vez de reinfecção, disseram os autores.

Para os pesquisadores, essas descobertas indicam que ainda se há muito a aprender sobre o novo coronavírus, incluindo como ele afeta os infectados e como é transmitido, além de reforçar a necessidade das medidas que estão sendo adotadas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.9759.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários