Notícias de saúde

Trump afirma que mortes é o preço a se pagar para reabrir economia

25 de maio de 2020 (Bibliomed). Um aumento na mortalidade é um preço que vale a pena pagar para reabrir a economia dos EUA, disse o presidente Trump. Assim é que muitos estados norte-americanos ignoram os conselhos de cientistas e reabrem praias, cinemas ou salões de beleza, enquanto novas infecções por coronavírus ainda estão generalizadas.

Enquanto visitava uma fábrica de máscaras em Phoenix, Arizona, em 6 de maio, o presidente Trump foi questionado se as mortes aumentariam quando os estados reabrissem suas economias, respondendo: "Espero que não seja esse o caso. Poderia muito bem ser o caso. Não estou dizendo que nada seja perfeito. Algumas pessoas serão afetadas? Sim. Algumas pessoas serão afetadas gravemente? Sim. Mas temos que abrir nosso país, e temos que abri-lo em breve”.

Sem máscara, enquanto visitava a fábrica, o presidente acrescentou: “Eles precisam abrir, e o povo do nosso país deve se considerar um guerreiro”. A mídia foi rápida em notar a música de fundo que tocava enquanto ele inspecionava um lote de máscaras: o tema do filme de James Bond de 1973 Live and Let Die (Viva e Deixe Morrer).

Os "critérios de restrição" para a reabertura, anunciados pela Casa Branca há um mês não foram mencionados. Uma dúzia de estados americanos está avançando com a reabertura, apesar de claramente não atender a alguns desses requisitos, como por exemplo, uma queda diária constante em novos casos. Nenhum deles possui a infraestrutura de testes para diagnóstico do coronavírus que os especialistas em saúde pública dizem ser necessária para sustentar a reabertura.

Fonte: BMJ 2020;369:m1861.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários