Notícias de saúde

Azeite está associado a menos doenças cardiovasculares

25 de maio de 2020 (Bibliomed). Em um esforço para descobrir se um maior consumo de azeite seria benéfico para a saúde cardiovascular, pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health, nos Estados Unidos, examinaram dados de 63.867 mulheres participantes do Estudo de Saúde dos Enfermeiros e 35.512 homens participantes do Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde (1990 a 2014). Na linha de base e a cada quatro anos, as dietas foram avaliadas usando questionários de frequência alimentar.

Estudos anteriores associaram o alto consumo de azeite a uma melhor saúde cardiovascular, principalmente nos países do Mediterrâneo, onde a ingestão de azeite é muito maior do que nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que, durante 24 anos de acompanhamento, houve 10.240 casos incidentes de doença cardiovascular (DCV), incluindo 6.270 casos de doença coronariana (DC) e 3.970 casos de AVC. Os participantes com maior ingestão de azeite (mais de 0,5 colheres de sopa/dia) apresentaram menor risco de DCV total (índice de risco combinado [HR], 0,85) e DC (HR combinado, 0,79) ao ajustar os principais fatores da dieta e estilo de vida. Não houve associação significativa observada para AVC total ou AVC isquêmico. Estima-se que a substituição de 5g de margarina, manteiga, maionese ou gordura láctea por uma quantidade equivalente de azeite possa reduzir o risco de DCV total e DC em 5% a 7%.

Assim, o estudo concluiu que o consumo diário de mais de meia colher de sopa de azeite foi associado a um risco 15% menor de ter qualquer tipo de doença cardiovascular e um risco 21% menor de ter doença coronária.

Fonte: American Heart Association EPI | LIFESTYLE 2020 Scientific Sessions – Abstract P509.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários