Notícias de saúde

Uso de estatina pode reduzir a mortalidade no câncer de próstata de alto risco

05 de maio de 2020 (Bibliomed). Estudos pré-clínicos sugerem que a metformina e as estatinas podem retardar as metástases do câncer de próstata (PCa). No entanto, os dados em humanos são limitados. Um novo estudo em seres humanos que objetivou quantificar os efeitos individuais e articulares do uso de estatina e metformina em pacientes com PCa de alto risco. O estudo foi publicado na revista Cancer Medicine.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Jersey, em New Brunswick, usaram dados do Medicare para quantificar os efeitos individuais e conjuntos do uso de estatina e metformina em 12.700 pacientes com PCa de alto risco.

Os pesquisadores descobriram que o uso de estatina isoladamente ou em combinação com a metformina foi significativamente associado à mortalidade reduzida por todas as causas (taxas de risco de 0,89 e 0,75, respectivamente) e à redução da mortalidade por PCa (taxas de risco de 0,80 e 0,64, respectivamente). Em usuários pós-diagnóstico, o efeito foi maior com o uso combinado de metformina/estatinas, com uma redução de 32% na mortalidade por todas as causas e uma redução de 54% na mortalidade por PCa. Não houve associações significativas entre o uso de metformina isolado e a mortalidade por todas as causas ou a mortalidade por PCa. Todos os tipos de estatinas, exceto a lovastatina, foram significativamente associadas à redução da mortalidade por PCa.

A pesquisa concluiu que o uso isolado de estatina ou em combinação com a metformina está associado a menor mortalidade por todas as causas e câncer de próstata (PCa) entre pacientes de alto risco.

Fonte: Cancer Medicine. 2020; 00: 1– 11. DOI: 10.1002/cam4.2862.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários