Notícias de saúde

Cegueira Provocada por Catarata Poderia Acabar

Mutirão do Ministério da Saúde quer fazer 200 mil cirurgias até dezembro. O ideal seriam 500 mil por ano.

Até dezembro, o Ministério da Saúde vai estar fazendo um mutirão de cirurgias para operar de catarata milhares de brasileiros. O objetivo do Ministério é que mais de 200 mil pessoas sejam operadas.

No primeiro mutirão, feito no ano passado, mais de 150 mil pessoas passaram pela cirurgia, muito mais do que a previsão incial de 80 mil.

Para este segundo ano da campanha – que está sendo realizada em todos os Estados e no Distrito Federal - foram destinados R$ 98 milhões.

Allen Foster, presidente da Agência Internacional para Prevenção de Cegueira, estima que se fossem realizadas 500 mil cirurgias para tratamento de catarata por ano, o Brasil acabaria com a cegueira provocada pela doença.

Estima-se que o Brasil tenha 900 mil cegos. A catarata - curada apenas com cirurgia - é a principal causa de cegueira em todo o mundo.

O número de cirurgias para catarata cresceu quatro vezes em quatro anos no Brasil, chegando a 240 mil operações por ano, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Foster, esse crescimento já é um avanço, fazendo do Brasil um exemplo no combate à cegueira.

A cirurgia da catarata é uma das especialidades médicas que mais se desenvolveu nos últimos anos com a contínua incorporação de inovações tecnológicas.

Essa cirurgia, que já data de mais de 2000 anos, sofreu sua maior revolução em 1949 com o implante de uma lente intra-ocular artificial no lugar do cristalino. O cristalino é a lente natural presente no interior do olho que sofre opacificação, gerando a catarata.

Essa é uma doença que acomete principalmente indivíduos acima de 50 anos, causando uma baixa visual progressiva. Nas fases iniciais, a catarata pode ser corrigida com óculos e a cirurgia só é indicada quando a baixa de visão interfere com as atividades diárias do paciente.

Não existe algum método específico para prevenção da catarata, mas estudos sugerem que proteção contra radiação UV (óculos escuros) e uma dieta balanceada, suplementada com elementos antioxidantes, talvez, possam ser util para pelo menos postergar o aparecimento da catarata.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários