Notícias de saúde

Japão declara emergência para sete áreas

07 de abril de 2020 (Bibliomed).Na terça-feira, 07 de abril, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe declarou estado de emergência, um movimento que ele inicialmente resistiu. O estado de emergência é específico da capital Tóquio e de outras seis prefeituras e cobre cerca de 44% da população do Japão, com mais de 126 milhões de pessoas, e tem previsão inicial de durar um mês.

Abe explicou ao parlamento que a decisão de declarar estado de emergência foi tomada porque as autoridades de saúde japonesas julgaram que uma rápida disseminação do coronavírus em todo o país teria um enorme impacto na vida e na economia.

O Japão registrou quase 4.000 casos até segunda-feira (06/04) e 80 mortes, embora Tóquio tenha visto seu número de casos quase dobrar, para 1.200 infecções na semana passada.

Abe disse que a emergência não constituirá um bloqueio total, mas dá aos governadores o poder de ordenar que os cidadãos fiquem em casa e as empresas fechem, embora nenhuma penalidade seja aplicada a quem desobedecer às medidas.

Desde que o surto começou em dezembro, o novo coronavírus já infectou mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de 180 países e territórios, segundo a Johns Hopkins University. A pandemia causou quase 75.000 mortes.

Fonte: United Press International. 07 de abril de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários