Notícias de saúde

Brasil confirma primeiro caso de coronavírus

26 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/02), o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, ontem (25/02) com sintomas da doença e histórico de viagem para a Itália. Foram realizados dois exames, ambos positivos, para Covid-19. O homem permanece em isolamento domiciliar e 30 de seus familiares estão sendo monitorados. Os passageiros que estiveram no mesmo voo que o paciente deverão ser postos em observação

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde estadual (SES) e municipal (SMS) de São Paulo, investigava o caso. A SES/SP e SMS/SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa, junto à companhia aérea.

O paciente está sendo tratado seguindo todas as ações e medidas dos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, diariamente, atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos.

Até esta quarta-feira (26), o Brasil conta com 20 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus em sete estados do país (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC), todos monitorados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, outros 59 casos suspeitos já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o coronavírus.

Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica. Para mais informações podem ser obtidas AQUI.

Fonte: Ministério da Saúde. 26 de fevereiro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários